sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Promoção acerte e ganhe: Indo para o Natal

Venho aqui lhes desejar um feliz natal e próspero ano novo com muita paz, saúde e felicidades. Foi muito bom estar aqui, aprender a cada dia com cada um de vocês. O blog neste mês faz 9 meses, e só tenho a agradecer a vocês por esses quase 70 mil acessos, sem dúvida, um grande número para uma pessoa que mal fazia suas redações no colégio. Tento me esforçar ao máximo aqui, para levar a vocês, essas tais "antigas novidades".

Que 2009 seja de muita alegria para todos nós!

Já agora, tirarei umas "férias", e só volto por aqui no dia 3 de Janeiro, então, como já é de praxe quando eu viajo, vamos a alguns desafios:

Fim de ano e eu bonzinho (risos), essa promoção vai ser um pouco diferente do usual, suas chances de ganhar alguma coisa aumentaram muito, pois teremos 5 ganhadores, é isso mesmo, 5 pessoas irão ganhar fotos aí, em suas casas.

A regra é a seguinte, ai em baixo, segue 10 fotos para vocês desvendarem o perguntado abaixo dela, para cada acerto de um item, um ponto, e assim sucessivamente. Pontuação máxima: 40 pontos.

As 5 pessoas que mais aglomerarem pontos, terão o direito de escolher algumas fotos (final do post) para recebe-las reveladas em tamanho 30 x 20 sem gasto algum.

O 1º colocado terá direito a escolher 5 fotos; o 2º, 4 fotos; o 3º, 3 fotos; o 4º, 2 fotos, e por último, o 5º, uma foto.

Importante, em cada foto, existe um número antes, na sua resposta, coloque este número e reserve-se a responder somente o perguntado. Não se esqueça de, no final de sua resposta, colocar as 5 fotos que queira receber em casa (estão identificadas de 'A' a 'J') , mas não se esqueça, coloque na ordem de preferênica, pois, se você for o 4º colocado por exemplo, só lhe enviarei as duas primeiras fotos de sua lista.

E claro, não se esqueçam de colocar o e-mail na resposta.

Acho que fui bem claro, então, mãos à obra:


1 - Piloto? Equipe? Pista? Ano?


2 - Piloto? Equipe?


3 - Piloto? Equipe? Pista? Ano? Modelo do carro?


4 - Piloto? Equipe? Pista? Ano?


5 - Piloto (primeiro plano)? Equipe (primeiro plano) ? Piloto (segundo plano)? Equipe (segundo plano) Pista? Ano?


6 - Piloto?


7 - Piloto? Equipe? Modelo do carro? Pista? Ano?



8 - Piloto? Equipe? Pista? Ano? Modelo do carro?



9 - Piloto? Equipe? Modelo do carro?


10 - Piloto? Equipe? Pista? Ano? Modelo do carro?

Comentários moderados para não ajudar na resposta!
Eis as fotos de premiação.


A


B


C


D


E


F


G


H


I


J

Feliz Natal!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Niki Lauda na Ligier

A mais de 4 meses atrás, fiz este post falando sobre alguns pilotos que brincavam de "testar" outros carros e etc...

Só que nele cometi um erro, pois não tinha nada que comprovasse o fato, mas hoje tenho!

Era sobre o tal teste de Niki Lauda na Ligier, que, no dia 7 de Agosto, disse que não foi bem um teste, mas sim uma brincadeira com Lafitte e os mecânicos da Ligier. Ledo engano.

O teste ocorreu na semana seguinte do GP da Bélgica de 77, nos dias 6 e 7 de Junho. Zandvoort nesta época do ano abrigaria um teste de pneus e 3 equipes testaram por lá: Ferrari, Ligier e Fittipaldi.

A chuva nos dias de teste atrapalhou muito a vida das equipes, Lauda testou sua Ferrari no dia 6, mas mas no dia 7, Reutemann veio para substitui-lo, e, neste dia foi que Lauda andou na Ligier JS7 . Não tenho informações de como foi o teste ou qual o tempo de volta. Presumo que Lauda deu poucas voltas e não forçou muito a Ferrari azul (apelido dado pelos jornalistas à JS7).

Nesta época muito se falava que Lauda iria sair da Ferrari e se debandar para outra equipe. A Renault era uma opção, mas Lauda, como todos sabem, se mudou para a Brabham.

Mas depois deste mistério desvendado, outro ainda me intriga. Neste mesmo teste em Zandvooort, foi tirado uma foto de Lauda dentro de um Copersucar Fittipaldi. Lauda andou na Copersucar? É a pergunta que não quer calar!


Nos dias posteriores ao GP da Bélgica de 77, ...


... Zandvoort abrigou um teste de pneus para a F1. Neste, algo extremamente raro...


Niki Lauda na Ligier!


No mesmo dia ele se entrou na Copersucar. Será que também deu umas voltinhas ?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Fora de Série: Dubai Grand Prix

Depois de desenterrar o Questor GP, o F1 Nostalgia retira das profundezas o Dubai Grand Prix.

Não foi bem um GP de F1, mas se tratou mesmo de uma apresentação de grandes pilotos em diferentes carros. A festa foi nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 81. Data escolhida para a comemoração de 10 anos de criação dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

O circuito foi construído em torno no mais novo e suntuoso hotel da cidade de Dubai, o Hyatt Regency Dubai. Com um traçado de 2,625 Km, e, mesmo sendo no litoral, encravada no deserto, a pista ficou com ares parecidos com o do Caesar Palace GP em Las Vegas, também inaugurado em 81.

Os dois primeiros dias se tratavam de práticas e reconhecimento do circuito, só no Sexta, dia 4, é que as competições começaram para valer. Com um cronograma cheio de festividades, o dia prometia ser uma grande e suntuosa festa. Para se ter uma ideia, alguns carros eram transportados do aeroporto até o circuito por helicópteros (!).

Na Sexta, logo pela manhã, houve uma série de homenagens políticas aos 10 anos dos EAU, marchas do exército, apresentação de Jets-skis entre outros. Mas o evento seguinte é que começou a chamar a atenção. Era a Citroën CX Celebrity Race.

Este evento da Citroën foi marcado pela presença em massa de grandes pilotos do passado e também de alguns atuais. Para conseguir maior atenção do público, o piloto do Pace car foi o Astronauta americano Walt Cunningham. Todos os CXs eram brancos com faixas tricolores nas laterais. A corrida era de tiro curto com duração de apenas 10 voltas.

A 1ª fila foi encabeçada por John Watson, ao seu lado, largava Dan Gurney. Loga atrás vinham Marc Surer e Bruno Giacomelli. Infelizmente não tenho informações de como foi a corrida, tenho apenas a classificação final dos 6 primeiros colocados.

1º Bruno Giacomelli
2º Marc Surer
3º David Kennedy
4º Innes Ireland
5º John Fizpatrick
6º Dan Gurney

David Kennedy fez a volta mais rápida da prova com o tempo de 1m34,740

Outros pilotos também presentes na corrida foram: Jack Brabham, John Watson, Stirling Moss, Richard Attwood, Phil Hill, Patrick Tambay, Roy Salvadori, Derek Bell e Helmut Marko.

Depois da prova dos Citroëns, foi a vez dos Aston Martins fazerem a festa. Nesta prova, a vitória ficou com Mike Salmon, e Roy Salvatore, foi o 2º. Logo em seguida, foi a vez da Sallon Car race. O grid era formado basicamente de Ford's Capri, mas o vencedor da corrida foi Tom Walkinshaw que pilotava um Mazda RX7. O tempo de volta dos carros aqui eram em torno de 1m e 20 segundos.

Logo na sequência houve uma demonstração de carros históricos. O grande nome presente ao evento era do multi campeão, Juan Manuel Fangio.

Fangio pilotou sua Mercedes Benz W196, mas logo nas primeiras voltas, Fangio rodou e bateu o carro, de leve é verdade, mas foi levado para um hospital pois não se estava se sentindo muito bem. A primeira vista, o problema era o cansaço da viagem sem escalas de Buenos Aires até Dubai, mas que logo foi descartada, pois os médicos viram que o caso de Fangio era mais grave. Sopros cardíacos o fizeram passar algumas semanas em Dubai.

Outros pilotos que andaram foram:

Juan Manuel Fangio - Mercedes-Benz W196
Stirling Moss - Maserati 250
Roy Salvadori - F1 Aston Martin DBR4
John Harper - F1 Connaught "A" Series
Richard Pilkington - F1 Talbot-lago
Ian Preston - F1 Bugatti Type 35B

Depois da apresentação dos carros históricos, o GP continuou com a Marlboro Cup, que aglomerava os carros de Super Sport.

Mas o melhor estava guardado para o final. Era a competição de quebra de recorde da pista de Dubai. E lá, dois carros de F1 atuais estavam presentes! A regra era que o piloto só teria o direito a dar somente uma volta rápida.

A Theodore estava presente ao evento com seu Ty-01 com o francês Patrick Tambay ao volante. Outro F1 atual era a McLaren MP4-1 pilotada por John Watson, e, ficava claro que o recorde iria vir de um desses carros.

Tambay foi o primeiro a sair, mas com uma escapada em uma curva, praticamente dá adeus ao premio de 5 mil dólres (Pouco não é?) oferecido ao ganhador.

John Watson a bordo de sua grande McLaren não tem problemas em marcar o tempo de 64,4 segundos e levar o premio para casa.

Outro que foi para essa Lap Record Attempts foi Phil Hill com a Mercedes W196 de Fangio(!!). Originalmente era para ser Fangio o piloto, mas com os problemas cardíacos descritos anteriormente, Hill pegou a magoada Mercecdez para dar uma volta no circuito. Derek Bell também participou, ele dirigiu o mais novo super esportivo da Aston Martin e Denny Hulme pilotou a nova máquina da McLaren para provas de Can-Am, o McLaren M8D.

Com essas tentativas de voltas rápidas se encerrou esta grande festa no Oriente. A intenção dos organizadores era que esse GP acontece anualmente, mas tal fato nunca mais aconteceu, fazendo com que este GP se tornasse ainda mais raro.


Programa do Dubai Grand Prix de 1981


O circuito era situado a margem do Golfo Pérsico (Golfo da Arábia). Sua extensão era de pouco mais do que uma milha e meia (2,625 Km).


Vista aérea do circuito com o novísimo hotel Hyatt Regency Dubai ao centro.


Na 1ª corrida do dia, Watson sai na pole, mas Bruno Giacomelli é que vence com os Citroëns.


Já na corrida dos Sallons, Tom Walkinshaw vence com um Mazda no meio de mar de Ford's


Só que o momento mais esperado pelos fãs árabes era a competição da volta mais rápida. Aqui vemos Derek Bell a bordo de seu Aston Martin.


Por problemas cardíacos, Fangio não pode participar de todas comeptições. Phil Hill ocupou seu assento no W196.


Patrick tambay bem que tentou, mas a vitória e os 5 mil dólares em dinheiro ...


... foi entregue a John Watson da McLaren. Ele virou com seu MP4-1 um tempo de 64,4 segundos e bateu o recorde do circuito.


Vídeo da largada da Sallon Car race

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pancadas incríveis: Gilles Villeneuve Zandvoort 79

Passo a palavra para meu grande parceiro Adriano Favetta. Ele escreveu este texto no último 29 de Setembro no Forum brazuca, Best Lap.

Sei que não é bem uma pancada, mas vale a pena ler o texto e se deliciar com minhas fotos (risos).
Na largada, novo arranque canhão de Gilles, que no fim da primeira volta era segundo, atrás de Jones. Morde-lhe os calcanhares até á 11ª volta, quando ao chegarem á famosa curva Tarzan no final da recta da meta, Gilles ataca como só ele sabia fazer e, por fora e no braço, passa o australiano.

Tudo parecia encaminhar-se para uma vitória tranquila de Gilles, e para uma recuperação boa dos pontos em atraso, pois Jody tinha caído para 18º na largada, e apesar de estar a recuperar fortemente ocupava agora o sexto lugar. Lafitte era oitavo, e se a corrida terminasse assim, Gilles seria o novo líder do campeonato. Gilles liderou tranquilamente até á 40ª volta, quando se começou a notar que o seu Ferrari estava a perder a estabilidade e… a rapidez, especialmente nas curvas para a direita, que são a maioria no circuito holandês, o Ferrari fugia anormalmente com se não tivesse mais pneus, mas não era esse o caso, pois o que estava acontecer era um furo lento no pneu traseiro esquerdo do Ferrari de Gilles.

E na 46ª volta, finalmente, na curva Panorama, Gilles roda e Jones, que se tinha aproximado muito, ultrapassa-o. Gilles, como de costume, sai lindamente do pião e retoma a luta mas ao passar em frente ás boxes, o pneu finalmente entrega a alma ao criador e explode em plena recta (como Mansell na Austrália alguns anos depois). Só o extraordinário controlo do carro que Gilles possuía impediu um enorme acidente, pois ao fazer um pião controlado conseguiu parar o carro sem bater em nada. Gilles viu nesse momento o campeonato ruir, pois atrasando-se na pontuação, sabia que a Ferrari tinha que tomar as suas opções e não preparado para desistir da luta, arrancou com o seu carro de 3 rodas por Zandvoort fora, como se possuído estivesse por algum espírito guerreiro das tribos indígenas das planícies de Saskatchewan, no seu Canadá.

O espectáculo foi fantástico, pois o Ferrari dançava por todo o lado e as faíscas, saídas da jante que batia no chão, abrilhantavam o show. Finalmente conseguiu entrar na box com aquela amostra de carro, mas mesmo assim não queria desistir, pois perante o olhar atónito de Forghieri e dos mecânicos, Gilles, com as mãos e aos gritos mandava que rapidamente lhe trocassem a roda. “Gilles at his best.” Ganhou Jones, Scheckter foi 2º e seguiram-se Lafitte, Piquet, Ickx e Mass.
Idiota, exibicionista, perigoso e mais algumas coisas parecidas foi o que de novo o apelidaram, mas não só.

Enzo Ferrari: Villeneuve ainda faz alguns erros ingénuos, mas é um homem que quer vencer acima de tudo. Ele foi justificadamente criticado mas não nos devemos esquecer que a sua paixão e o seu entusiasmo tiveram um predecessor, Tazio Nuvolari, e que este em 1935 ganhou o GP da Checoslováquia em Brno, só com três rodas. Assim, era possível."

Nigel Roebuck: “Graças a Deus que ainda há alguns poucos neste mundo que não sabem o que é desistir. Foi meio louco? Foi. Mas a sua atitude é coerente e veio do exacto mesmo espírito, paixão e competitividade que caracterizaram todas as suas corridas. Ele gosta mais de ganhar do que de não perder.”

Dennis Jenkinson: “A sua atitude e julgamento a alta velocidade, os seus reflexos, a sua tenacidade e a alegre excitação do seu estilo de pilotagem faz-nos a todos ir a um circuito só para o ver em acção.”
Gilles declarou depois: “ Enfiado no carro só o que realizei é que ele ainda andava. Eu sabia que algo estava muito mal mas enquanto andasse eu pensei que existia uma hipótese de poder ser reparado. Para mim, enquanto o carro andar, eu guio … e o mais depressa possível.”

Quem quiser que critique. Eu nunca.
Sem dúvida, um grande piloto. Meio maluco, mais um grande piloto.


























domingo, 14 de dezembro de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Roberto Moreno, Ivan Capelli e Manfred Winkelhock na Toleman (Paolo Barilla na Brabham)

Resgatando mais um daqueles testes que ninguém mais lembra..., talvez nem os próprios pilotos (risos).

A época era na semana seguinte do GP de Portugal em 84. Quem testou neste fim de ano ai em Estoril foi a Brabham e a Toleman.

Estoril em 84, fechava o mundial, então este teste foi o 1º da pré-temporada de 85 (posso considerar isso?).

Neste teste tivemos alguns fatos interessantes...

O garoto Roberto Moreno, pela 1ª vez andava num F1 que não fosse a Lotus. Depois de, segundo ele, a Lotus "queimar" sua carreira, Moreno tinha a chance de pilotar por uma outra equipe. A Toleman.

Outro fato curioso é ver Teo Fabi andando novamente na Brabham (Teo não participou do GP de Portugal porque seu pai morreu inesperadamente). Quem o substitui na Brabham foi Manfred Winkelhock, que também participou do teste, só que pela Toleman (!). Uma confusão!

Quem também estava em busca de uma vaga na Toleman (Já que Senna já tinha assinado com a Lotus e Johansson não tinha um bom relacionamento com a equipe) era Ivan Capelli. Ele acabara de ser campeão da F3 europeia e participava de um de seus primeiros testes na F1 (Capelli testou a Brabham em 83).

Outra novidade no teste era Paolo Barilla. O italiano na época disputava provas de carros esporte, mas estava querendo se "infiltrar" na F1 (algo que conseguiu tempos depois pela Minardi). Barilla testou a Brabham junto com Piquet e Fabi.

Assim como Barilla, quem também testou (Toleman) nesta semana foi Jan Lammers. Jan também andava de carros esportes mas já tinha umas experiências pela F1. O holandês teve uma desastrosa passagem pelas equipes Shadow, ATS e Theodore, onde não marcou nenhum ponto e sempre ficou andando no fundo do pelotão. Jan, neta época, já estava queimado na categoria.

Mas quem roubou a cena nos treinos foi Ayrton Senna. Mesmo sem nada para fazer com a Toleman, ele dá um show nos testes e bate o recorde do circuito(!) mostrando que andava muito mais que o carro.

Outra curiosidade do teste foi a Brabham testar pela 1ª vez os pneus Pirelli que entrariam na equipe em 85, em troca dos Michelin.

Confira os tempos do teste:

1) 1'21"60 - Ayrton Senna (Toleman Hart) Recorde da pista
2) 1'21"70 - Nelson Piquet (Brabham BMW)
3) 1'24"10 - Teo Fabi (Brabham BMW)
4) 1'24"10 - Roberto Moreno (Toleman Hart)
5) 1'24"12 - Manfred Winkelhock (Toleman Hart)
6) 1'25"50 - Jonathan Palmer (Toleman Hart)
7) 1'26"20 - Jan Lammers (Toleman Hart)
8) 1'28"20 - Paolo Barilla (Brabham BMW)
9) 1'30"40 - Ivan Capelli (Toleman Hart)

No final, nem Moreno, nem Capelli, nem Lammers e nem Winkelhock foram para a Toleman em 85. O escolhido para equipe foi... Teo Fabi, que aqui testou a Brabham. Como disse anteriormente, uma confusão!

Fico lhes devendo a foto de Jan Lammers na Toleman.
Me desculpem pela qualidade das fotos, foi o melhor que pude arrumar.


Foto raríssima! Moreno na Toleman. Roberto faz o melhor tempo da equipe depois de Senna.


Manfred, que, dias atrás pilotava uma Brabham, hoje testava uma Toleman. 5º melhor tempo e colado em Moreno.


Ivan Capelli (com muito cabelo). Fez o pior tempo mas isso tem uma explicação. O motor Hart abriu o bico em sua 9ª volta.


Barilla também encontrou problemas. O cockpit da Brabham era muito pequeno e ele só obteve a penúltima colocação. Detalhe para os pneus Pirelli na Brabham.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Loucuras, humor e acasos: Evolução dos cockpits


1959 Lotus 16


1960 Lotus 18


1965 Honda RA272


1967 Cooper T86


1968 Lotus 49


1970 Matra MS120


1971 March 711


1972 Brabham BT37


1973 Tyrrell 006


1974 Ferrari 312B3



1975 Tyrrell 007



1976 Tyrrell P34


1977 Wolf WR1


1978 Fittipaldi F5A


1979 Brabham BT49


1980 Ensign N180


1981 Ferrari 126CK


1982 Renault RE30B


1983 Williams FW08C


1984 Ferrari 126C4


1985 Minardi 185B


1986 Lola THL2


1987 Ferrari F187


1988 Coloni FC188B


1990 Benetton B190


1991 Ferrari 642


1992 Footwork FA13


1994 Benetton B194


1995 Ferrari 412T2


1997 Williams FW19